segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cabelos: prender ou não prender?

Pouco antes de sair para uma prova, é necessário conferir todos os detalhes para manter a saúde em dia: passar protetor solar, hidratante labial, colocar uma viseira...mas e o cabelo? O que fazer para não estragar os fios enquanto aguenta os quilômetros que estão por vir?

A primeira coisa que vem na cabeça das corredoras é prender o cabelo com um elástico, o que pode fazer os fios ficarem quebradiços. “Prender é a melhor alternativa, mas isso deve ser realizado com um material feito de tecido. A tradicional ideia de utilizar uma meia fina que rasgou é uma ótima opção”, explica o esteticista Luiz Fernandez, cabeleireiro do salão Up Vision, em Santo André, São Paulo.

Além de manter a cabeleira no lugar, o tradicional rabo de cavalo impede que os fios entrem em contato com a transpiração, que danifica sua estrutura. “O suor é uma substância muito ácida e, para manter os fios saudáveis, é necessário lavá-los assim que a corrida termina com um shampoo de ph equilibrado e utilizando água morna. Se a água estiver muito quente pode aumentar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e o cabelo fica oleoso”, adverte.

O profissional também recomenda que as pessoas que estejam sempre envolvidas em práticas esportivas utilizem um shampoo mentolado, que funciona como um adstringente e retira as impurezas do couro cabeludo. “O melhor é escolher um transparente, que não deixa o cabelo pesado”, completa.

Filtro Solar- Faz pouco tempo que o filtro solar para cabelos chegou às prateleiras dos supermercados e ele já está dando o que falar. Enquanto alguns profissionais dizem que o produto ajuda na preservação dos fios, outros afirmam que ele faz o papel de qualquer leave-in.

De acordo com Fernandez, o protetor solar para cabelos funciona sim, mas não do jeito que as mulheres imaginam. “A fibra do cabelo é uma célula morta que não precisa de um fator de proteção alta. O que realmente precisa ser protegido é o couro cabeludo, que sofre com a exposição ao sol”, esclarece.

Fios no lugar- Para não terminar o percurso com os “cabelos ao vento”, muitas mulheres optam por aplicar um spray fixador, que tem o mesmo efeito do gel e impede que as mechas saiam do penteado. Porém, esse tipo de produto também é conhecido por deixar os fios ressecados.

Para fugir das consequências, existem outros produtos que seguram o penteado e não estragam os fios. “O mais indicado é que seja usada uma pomada a base d’água, que será absorvida, eliminando aquela aparência de molhado”, diz o cabeleireiro.

Penteado de vencedora- Luiz Fernandez também conta que as mulheres costumam utilizar o condicionador comum, que necessita de enxágue, deixando o cabelo pesado. “O recomendado é utilizar um leave-in com proteção solar antes de começar a correr”, relata.

O profissional sugere que as corredoras optem por um penteado prático e que não deixe o cabelo em contato com nuca, ombros ou costas, zonas de maior transpiração. “Fazer um rabo de cavalo ou um coque bem soltinho garante que o cabelo fique saudável até nos dias de prova”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário