quinta-feira, 4 de abril de 2013

Brasil mantém segundo lugar em Cuidados com os Cabelos


Com 12,5% de participação no share mundial, o Brasil continuou vice-líder no segmento de Cuidados para Cabelos em 2012. Ao todo foram consumidos USD 9,2 bilhões em produtos do gênero ano passado, contra USD 9,1 bilhões em 2011 (preços ao consumidor), um crescimento de 1,7%, crescimento este motivado pela desvalorização de 17,4% do real frente ao dólar, na média de 2012 versus 2011. Caso a desvalorização fosse de 5%, o crescimento seria de 11,8%.

O País permaneceu também como o terceiro maior mercado consumidor de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no ano passado, com 10% de share (EUA é o primeiro e Japão é o segundo). Segundo o presidente da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), João Carlos Basilio, “alguns fatores que permitiram crescimento consecutivo da indústria acima dos dois dígitos nos últimos 17 anos são o aumento da expectativa de vida, a expansão da classe C, a modernização das fábricas e os ganhos de produtividade”.

Os investimentos mostram que inovação é realmente um dos pontos focais do setor: em 2012 as indústrias de HPPC aplicaram R$13,6 bilhões em Ativos, Pesquisa & Desenvolvimento e Fortalecimento de Marcas, um total 18% maior que em 2011.

Cuidados com os cabelos

Quando analisados os dados Ex-Factory (saídos de fábrica, sem adição de impostos), a categoria de Cuidados com os cabelos chega a R$7,75 bilhões, com 15,3% de crescimento no comparativo com 2011. Na participação de cuidados para cabelos o xampu é o destaque, responsável por 31,4%; seguido de Tratamento (24,7%); Colorir (20,9%); Condicionadores (18,4%); Permanente e Alisante (2,7%) e Fixadores (2,0%). Isso equivale a perto de 2 bilhões de unidades de produtos.

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