sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Artigo: A ditadura da beleza

Por Marcelo Norio Inada
Estamos convivendo com a mídia nos impondo diariamente uma ditadura da beleza, mas até que ponto isso é real? Porque a sociedade impõe que devemos ser magros? A maioria da população não se encontra nos padrões das modelos e atrizes da nossa atualidade. Aliás uma minoria dita o que é belo. Mas quem realmente é belo? O que é a beleza?
A definição de beleza segundo o dicionário: qualidade do que é belo, agradável ou que desperta admiração. A beleza é uma experiência, um processo cognitivo ou mental, ou ainda, espiritual, relacionada à percepção de elementos que agradam de forma singular aquele que a experimenta. A beleza agrada a quem vê, muitas vezes não podemos definir o que achamos belo. Simplesmente nos sentimos bem em admirar certas formas, figuras, paisagens ou pessoas.
Os padrões humanos para definição de beleza são culturais, geográficos e temporais.Uma mulher considerada bela antigamente, não necessariamente estaria nos conceitos de beleza de hoje. Porque antigamente preferia-se uma mulher com uma silhueta mais cheia. Na Grécia antiga as esculturas das mulheres sempre aparecem mais gordinhas como diríamos hoje em dia. Mesmo nas décadas de 40 e 50 os ícones da beleza, como Brigitte Bardot e Marilyn Monroe, talvez, hoje nem passariam numa seleção como modelo.
Os padrões de beleza mudam. O que é belo aqui, talvez em outra cultura não seja. Alguém comum num local pode ser considerado belo num outro país. Ou, alguém que não lhe pareça bela para você, às vezes para seu colega ao lado seja a mulher mais linda que ele já viu! Como diria um poeta: A beleza está nos olhos de quem a vê.
Matematicamente consideramos belo algo harmonioso. Um rosto bonito normalmente apresenta uma simetria. Leonardo da Vinci já escreveu séculos atrás: “podemos dividir o rosto em 3 partes proporcionais: da implantação dos cabelos até o nariz, deste até os lábios e a última parte até o mento”. Um rosto considerado bonito possui estas medidas proporcionais. Porém não podemos dizer que somente quem possui tais medidas é belo. A modelo Gisele Bündchen não entra nesse conceito, mas quem tem coragem de dizer que ela não é linda? O conceito de beleza é subjetivo.
O que leva todo mundo a esta ditadura da beleza? Todos sentem necessidade de aceitação. As mulheres querem ficar bonitas para arranjar um namorado, casar e ter filhos e para se sentirem felizes. Os homens estão se cuidando cada vez mais também. Hoje, o conceito de beleza da magreza vem fazendo as pessoas viverem em dietas, academias e recorrendo aos cirurgiões plásticos. Estamos vivendo num mundo em que uma minoria é magra e dita os conceitos de beleza, a maioria está fora do padrão considerado belo e faz de tudo para alcançá-lo.
Pitanguy também já criticou a magreza excessiva das modelos ao tratar da imposição do marketing sobre a beleza. "O belo é aquilo que agrada. De repente, você vê uma menina anoréxica desfilando e não agrada. A partir do momento que se começa a vender produtos e se desenvolve uma mentalidade que não é saudável, cria-se uma inversão de valores".
Hoje em dia vemos mulheres na televisão com corpos esculpidos na academia e até às custas de esteróides anabolizantes. Algumas pacientes já pedem: “quero ficar igual a tal artista!”. Quase todos gostariam de mudar alguma coisa em nossos corpos. Se você tem vontade de fazer uma cirurgia plástica, se for para ser feliz, por que não?
No meu conceito de beleza, o mais importante é ser feliz. Não estou dizendo para deixar de se cuidar ou que devemos ser magros. Se você não se sente incomodada, tudo bem! Seja feliz!
Mas quem é que não gosta de receber um elogio? Saber que está bonita? Se cuidar é para sempre! É o que digo para minhas pacientes. Afinal, sem saúde não temos nada. E felicidade transparece beleza! Ser belo é ser feliz! Seja feliz!
*Marcelo Norio Inada é cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Titular em Oncologia Cutânea. Realiza cirurgia plástica estética e reparadora da face, mamas, contorno corporal e procedimentos estéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário